Blogger Widgets

[Resenha #1179] Crenshaw - K. A. Applegate @plataforma21_ @kaaauthor


Crenshaw
A fome da imaginação
K. A. Applegate
ISBN-13: 9788592783006
ISBN-10: 8592783003
Ano: 2016
Páginas: 224
Idioma: português 
Editora: Plataforma21
Skoob
Classificação: 5 estrelas
Compre: Amazon

Sinopse: São tempos difíceis para Jackson e sua família. O dinheiro para o aluguel acabou. E talvez não sobre nada para as compras do mês. Mais uma vez, seus pais, sua irmã e sua cachorrinha terão de deixar o prédio onde moram para viver em uma minivan. Mas, pior do que a falta de dinheiro e as incertezas com relação ao futuro, é a mania dos pais de Jackson de tentarem encobrir os problemas. O garoto é jovem demais para entender a situação, é o que eles pensam. Na verdade, é o que todos pensam.
Todos, exceto Crenshaw. Crenshaw é um gato… um gato gigante e imaginário. E é ele quem vai ajudar Jackson a encarar de frente a dura realidade. No início, o menino tenta rejeitá-lo como um mero produto de sua imaginação, afinal, quem aos dez anos ainda é capaz de ter amigos imaginários? Mas a sinceridade e a sabedoria do gato começam a ecoar em sua vida.
Ninguém precisa carregar o peso do mundo sobre os ombros, Jackson menos ainda. E o sarcástico Crenshaw é o companheiro que ele realmente precisa. Alguém imaginário o suficiente para lhe dizer algumas verdades.
Com uma narrativa elegante e comovente, Katherine Applegate trata com delicadeza de temas difíceis, como a pobreza e a fome.




Resenha:

Crenshaw é sobre um menino chamado Jackson, cuja família está passando por tempos difíceis. Sua família é muito pobre, e ele e sua irmã Robin, nunca tem comida o bastante. A mãe de Jackson é professora de música, foi despedida durante cortes recentes no orçamento da escola. O pai de Jackson tem esclerose múltipla, o que o forçou a abandonar seu trabalho de construção. Seus pais não estão ganhando dinheiro suficiente para manter a família, e sem o dinheiro do aluguel, novamente, eles tem que ir morar em uma minivan. 





A primeira vez que Jackson e sua família tiveram que viver na minivan foi quando Jackson estava na primeira série, e também foi por esta época que Crenshaw, um gato imaginário grande, apareceu na vida de Jackson. Agora, como sua família à beira de ficar sem teto pela segunda vez, Crenshaw volta. Jackson, que prefere lidar com fatos e espera se tornar algum tipo de cientista quando crescer, tem dificuldades em aceitar Crenshaw em sua vida. Ele é velho demais para um amigo imaginário, mas Crenshaw insiste que ele está de volta para ajudar Jackson e Crenshaw traz consolo para ele enquanto ele tem que lida com a fome e a incerteza do amanhã.



Enquanto eu lia, eu ficava frustrada com o pai de Jackson. Sua mãe queria pedir ajuda a seus parentes, mas ele se recusava. Os pais de Jackson eram pessoas agradáveis, e eles amam seus filhos. Isso era evidente. Mas seu pai! Seus filhos estavam morrendo de fome, eles já estavam vivendo como sem teto pela segunda vez, e sua esposa estava trabalhando em três empregos e simplesmente o dinheiro não era suficiente. Além disso, ele tem esclerose múltipla. Ele precisava engolir seu orgulho e pedir ajuda à sua família. O orgulho não vai manter sua família alimentada.




Esta história é cativante, apesar que a luta de Jackson seja dolorosa, mas, ao mesmo tempo, é incrível ver uma família se unir através de tudo isso. Os pais de Jackson amam seus filhos. Eles trabalham tão duro o quanto possível para dar-lhes a vida que merecem, e mesmo sendo difícil, Jackson e sua irmãzinha têm uma visão bastante positiva sobre as coisas. Crenshaw é uma luz na vida de Jackson, e esse gato adicionou um pouco de divertimento à história. 
Esta história é uma história incrível que consegue obter os seus pontos de uma forma única - a família é realmente a coisa mais importante, e ter uma grande imaginação é um presente verdadeiramente maravilhoso.




A capa desse livro é uma graça, só pela capa o livro já tinha chamado a minha atenção, e digo que a editora caprichou, a diagramação está ótima, assim como a tradução e revisão. 

Embora relativamente curto este livro traz uma importante mensagem, a autora explora tópicos como pobreza, desabrigados e doenças crônicas com realismo e sensibilidade. Devido ao peso e seriedade do assunto, no entanto, a autora também é cuidadosa para temperar cada um deles com esperança, amor, imaginação e admiração, que permitem aos leitores explorar o livro de forma segura e saudável. Além disso, estas questões podem revelar-se difíceis de discutir, mas ao contar a história de Jackson, a autora está relatando uma situação que será muito familiar para muitos. A autora explora o mundo da pobreza da classe trabalhadora com empatia discreta e humor. A escrita é simples e sucinta. É uma visão realista da fome e da pobreza infantil, e traz para casa a mensagem de que não precisamos olhar longe, eles estão em nossas comunidades, em nossos bairros e talvez nossos amigos. Este é um livro que todos precisam ler.

0 comentários:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...