Blogger Widgets

[Resenha #1181] Uma Loucura Discreta - Mindy McGinnis @plataforma21_ @MindyMcGinnis


Uma Loucura Discreta
Mindy McGinnis
ISBN-13: 9788592783020
ISBN-10: 859278302X
Ano: 2016 
Páginas: 388
Idioma: português 
Editora: Plataforma21
Skoob
Classificação: 4 estrelas
Compre: Amazon

Sinopse: Boston, 1890. Asilo Psiquiátrico Wayburne. Grace Mae vive um pesadelo: forçada a passar seus dias reclusa num manicômio, em meio a insanos de todo tipo, sobressaltada por gritos de horror a cada noite. Grace não é louca. Apenas não consegue esquecer os terríveis segredos de família. Terríveis o suficiente para calar sua voz – jamais ouvida por ninguém, a não ser ela mesma, dentro de sua mente brilhante.
Mas, quando uma crise emocional violenta traz sua voz à tona, Grace é confinada em um porão escuro. É nesse momento em que ela conhece o dr. Thornhollow, um estudioso de psicologia criminal. Dona de um olhar aguçado e de uma memória prodigiosa, Grace passa a auxiliar o médico em investigações.
Ambos escapam para uma instituição mais segura em Ohio, em busca de amizade e esperança. Mas a tranquilidade dura pouco: surge um assassino em série que ataca brutalmente jovens mulheres.
Grace seguirá no encalço do criminoso, mesmo tendo de enfrentar seus próprios fantasmas.
Em Uma Loucura Discreta, Mindy McGinnis explora com maestria narrativa a tênue linha entre sanidade e loucura, revelando o lado obscuro que existe em todos nós.



Resenha:

Como tantas mulheres antes e depois dela, Grace Mae, uma jovem de 18 anos, foi internada num hospício não porque ela era louca, mas inconveniente para sua família, ela foi estuprada e está grávida, e seu pai é governador e não pode sujar sua reputação na política. Para a sociedade disseram que Grace está em férias na Europa, mas ela ficará no hospício até ter a criança que depois será doada. 

"Todos eles tinham seus terrores, mas pelo menos as aranhas que viviam nas veias da garota nova eram imaginárias. Grace aprendera havia muito tempo que os verdadeiros terrores deste mundo eram as outras pessoas."



Temporariamente silenciada pelas injustiças que lhe foram infligidas, Grace é, a princípio, uma paciente modelo. Calada em seu próprio mundo, coisa que aprendeu desde criança, se trancar em sua mente para fugir da dor. Assim, ela tenta se manter sã para si salvar e tentar manter sua criança viva nesse lugar horrível, cheio de sofrimento. Mas, claramente, nem mesmo a pessoa mais forte consegue se manter sã nesse lugar. Após um certo acontecimento, Grace acaba atacando o diretor, e com isso, é mandada para o porão. Mas esta possível sentença de morte torna-se sua salvação quando ela faz amizade com o misterioso Dr.Thornhollow, enviado para lobotomizar certos pacientes problemáticos antes da próxima visita do Conselho. O Dr.Thornhollow finge a morte de Grace e a contrabandeia para um outro hospício em Ohio, onde lhe é dada uma chance de trabalhar com o Dr.Thornhollow que trabalha em psicologia criminal. Ela e o médico trabalham no meio da noite, investigando assassinatos e cenas de crime. Mas uma série particularmente assustadora de assassinatos atinge Grace de uma maneira pessoal. Quando o passado e o presente colidem, a loucura ganhará?




"Você aprendeu que a beleza pode lhe ser desfavorável, e sua constituição física é tão delicada que você nunca será capaz de defender-se. Seu cérebro é sua força; sua rapidez de raciocínio é a única coisa que pode libertá-la da execrável vida dos idiotas."

Grace é uma personagem que foi muito bem desenvolvida pela autora. Depois de estar no hospício por tanto tempo, Grace realmente acredita que ela não é nada, e só sobrevive pela criança que está na sua barriga. Mas ao longo da história, Grace encontra sua voz - literal e figurativamente. Ela tem uma memória afiada e um olho para o detalhe, sendo uma assistente perfeita para Dr. Thornhollow, e ela o acompanha nas cenas de crime. 

"Penso que somos todos loucos. Mas alguns de nós simplesmente são mais discretos em relação a isso."

Dr. Thornhollow é um sujeito estranho. Ele é um jovem médico obcecado com o cérebro, e quer analisar o cérebro dos criminosos. Ele é muito gentil com Grace, apesar do fato de que ele praticamente ignora emoções e conexões emocionais com os humanos, e está muito investido em seu trabalho. Ele não é louco, mas ele é focado e dedicado ao seu estranho trabalho.


A autora escreveu de forma magistral os horrores que são hospícios do século XIX, bem como as práticas médicas. Mas, achei o começo do livro muito difícil de se ler. Grace é tratada de forma cruel, quase como tortura. Tortura física, emocional, e mental. Ela nunca fala, nunca grita, nunca luta. Foi difícil suportar como Grace foi tratada, embora eu saiba que a autora quis retratar bem o que acontecia na época. Depois que Grace conhece o Dr. Thornhollow e ela sai desse hospício, a leitura fluiu melhor, não que coisas terríveis deixam de acontecer, mas foi mais manejável. 


Este livro acabou por ser diferente do que eu pensava que seria na medida em que acabou por ser mais um mistério do que um horror. Baseado na natureza assustadora do livro no início, eu pensei que o livro iria se concentrar no passado de Grace e sua experiência aterrorizante no hospício. No entanto, isso acabou por ser apenas uma parte de uma história maior. O foco principal do livro é em torno de resolver o mistério por trás de assassinatos de mulheres jovens e também em torno do desenvolvimento de Grace em um personagem que confia tanto nela. Eu acabei gostando da parte de detetive do livro.


A capa é incrível desse livro, a diagramação está perfeita, assim como a tradução e revisão. A editora realmente está de parabéns pelo trabalho!

Eu achei que a solução para o mistério do crime que eles estavam resolvendo foi precipitadamente apressado, e o clímax foi muito abrupto, e eu me encontrei querendo mais de uma explicação para como tudo acabou.

Enquanto o final não foi tão satisfatório quanto eu gostaria - nossa heroína é um tanto frustrada em sua busca de vingança -, no entanto, tem um certo sentido de justiça poética sobre isso. Fãs de thrillers com um toque de ficção histórica serão cativado por esse livro. 

0 comentários:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...