Blogger Widgets

[Resenha #1198] Jardins da Lua - Steven Erikson @editoraarqueiro


Jardins da Lua - O Livro Malazano dos Caídos # 1 
Steven Erikson
ISBN-10: 8580416825
ISBN-13: 978-8580416824
Páginas: 608
Ano: 2017
Editora: Arqueiro
Idioma: Português
Classificação: 4 estrelas
Skoob
Compre: Amazon

Desde pequeno, Ganoes Paran decidiu trocar os privilégios da nobreza malazana por uma vida a serviço do exército imperial. O que o jovem capitão não sabia, porém, era que seu destino acabaria entrelaçado aos desígnios dos deuses, e que ele seria praticamente arremessado ao centro de um dos maiores conflitos que o Império Malazano já tinha visto.
Paran é enviado a Darujhistan, a última entre as Cidades Livres de Genabackis, onde deve assumir o comando dos Queimadores de Pontes, um lendário esquadrão de elite. O local ainda resiste à ocupação malazana e é a joia cobiçada pela imperatriz Laseen, que não está disposta a estancar o derramamento de sangue enquanto não conquistá-lo.
Porém, em pouco tempo fica claro que essa não será uma campanha militar comum: na Cidade do Fogo Azul não está em jogo apenas o futuro do Império Malazano, mas estão envolvidos também deuses ancestrais, criaturas das sombras e uma magia de poder inimaginável.




Resenha:

Jardins da Lua de Steven Erikson é o primeiro livro de uma série extensa composta de dez livros e definitivamente não é um livro para iniciantes. Tirando a Trilogia do Senhor dos Anéis que demandou toda minha inteligência, esse com certeza é o livro mais desafiador que li nos últimos tempos.



Ainda estou confusa com a complexidade dos personagens e da trama apresentada, todavia, é um verdadeiro jogo mental, mas posso garantir que ao final da narrativa você será recompensado por uma história talentosa e muito provocante.

Steven Erikson não entrega nada de maneira espontânea, levando o leitor a muitas indagações e grandes incertezas que se arrastam por todo o fluxo da história. O mundo criado é vasto, são inúmeros personagens e segmentos diferenciados que dica até difícil distinguir.






A história não se fecha em um único tema e tampouco existem personagens principais, o que vemos são um emaranhado de personagens difundidos em variados fios de enredo que atravessam três continentes. 
Como se não bastasse, a história, raças, nações e a cultura desse mundo irreal são mais intricados e infinitamente mais complexos que a atual economia brasileira.

O que nos salva da loucura completa? Os diálogos bem articulados e os personagens multifacetados. Para quem curte ação e violência, esse é o livro certo. A narrativa corre num ritmo vertiginoso e o mundo imaginado pelo autor é pulsante, ferino e cruel. Jogos Mortais é fichinha ou quase nada se comparado ás cenas chocantes que encontramos nesse livro. E se você pensa que somente os vilões são torturados, ficará angustiado com o sofrimento atroz infligido a muito dos mocinhos.



Realmente gostei como Erikson conseguiu alimentar a história, ambientado o leitor a um mundo antes de jogá-lo de cabeça, sem direito a um paraquedas a um personagem ou um mundo completamente novo.

Jardins da lua é um livro incomum. Recomendo para todos os fãs de fantasia e para aqueles que adoram narrativas complexas. 

Livros escritos por Steven Erikson
O LIVRO MALAZANO DOS CAÍDOS
#1 – Gardens of the Moon – (1999)
Os Jardins da Lua – Lançamento no Brasil: Março/17 – Editora Arqueiro
#2 – Deadhouse Gates – (2000)
#3 – Memories of Ice – (2001)
#4 – House of Chains – (2002)
#5 – Midnight Tides – (2004)
#6 – The Bonehunters – (2006)
#7 – Reaper’s Gale – (2007)
#8 – Toll the Hounds – (2008)
#9 – Dust of Dreams – (2009)
#10 – The Crippled God – (2011)

1 comentários:

  1. Livro complexo e de fantasia? Série longa? Opa presente, partiu leitura em breve!! Amei essa capa e já está na minha lista desde a primeira vez que eu vi!

    Miquilis: Bru

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...