Blogger Widgets

[Resenha #1199] Três coisas sobre você - Julie Buxbaum @editoraarqueiro @juliebux


Três coisas sobre você
Julie Buxbaum
ISBN-10: 8580415489
ISBN-13: 978-8580415483
Páginas: 288
Ano: 2016
Editora: Arqueiro
Idioma: Português
Classificação: 4 estrelas
Skoob
Compre: Amazon

Sinopse:
Setecentos e trinta e três dias depois da morte da minha mãe, 45 dias após o meu pai fugir para se encontrar com uma estranha que ele conheceu pela internet, 30 dias depois de a gente se mudar para a Califórnia e apenas sete dias após começar o primeiro ano do ensino médio numa escola nova onde conheço aproximadamente ninguém, chega um e-mail. Deveria ser no mínimo esquisito, uma mensagem anônima aparecer do nada na minha caixa de entrada, assinada com o bizarro nome Alguém Ninguém. Só que nos últimos tempos a minha vida tem estado tão irreconhecível que nada mais parece chocante.




Resenha:

Jessie Holmes definitivamente não estava bem. Sua vida saiu dos eixos e montar o quebra-cabeça que se tornou sua existência não estava sendo fácil.  Sua mãe morreu de câncer e agora ela estava morando em Los Angeles com a nova esposa do seu pai que se chama Rachel e seu filho intragável Theo.  Seu pai tinha conhecido Rachel pela internet, num grupo de apoio para viúvos e viúvas e tinha largado tudo na antiga cidade e começado nova vida, introduzindo Jessie num ambiente estranho, numa casa que não pertencia a sua realidade econômica e distante de sua melhor amiga.

“Eu amava a minha mãe porque ela era minha. E eu era dela. E essa coisa de pertencer uma á outra nunca mais vai se repetir na minha vida.”




Rachel era rica, vivia num bairro luxuoso e estava pagando uma escola bastante conceituada e repleta de pessoas esnobes que torciam o nariz para a simplicidade das roupas atitudes de Jessie. Os primeiros dias de aulas da garota se tornaram um desastre completo, até que ela recebe um e-mail de um homem anônimo afirmando poder ajudá-la a encarar a escola e sua nova vida.
No início ela age com uma certa cautela, estranhando tal oferta, mas com o passar do tempo Jessie se vê conversando abertamente com o tal anônimo, encontrando um amigo e confidente por detrás do computador. Curiosa ela almeja conhecê-lo pessoalmente, sair da proteção confortável que a tela fornece e tornar real o que é apenas virtual.




Não criei grandes expectativas no começo da leitura, achei a fórmula um pouco batida, menina sofredora rodeada de pessoas esnobes que recebe e-mails anônimos. Mas, ao continuar a leitura tive uma grata surpresa com a narrativa inteligente e bastante cativante da autora.

Não passei por tantos problemas na adolescência quanto nossa protagonista, mas recordei bastante dos momentos em que tudo que eu mais almejava era aceitação, compreensão e uma mão amiga.

"Fico deitada, fecho os olhos. Mando um desejo para o universo. Não para Deus, porque, se ele existe já me ignorou muitas vezes."


Julie Buxbaum realizou um obra excepcional expondo um retrato de sofrimento completamente legítimo em Três coisas sobre você. Todos sofreram uma perda, e cada um lidou com esse sofrimento de maneira diferente. Não existe uma ausência maior do que a outra e a sensibilidade da autora em captar esses momentos foi tocante.

“Uma das piores coisas com relação à morte é lembrar de todas as perguntas que a gente não fez, de todas às vezes em que, idiotamente, a gente presumiu que teria todo o tempo do mundo.”



O que me incomodou na história? O descuido de Jessie em entregar sua vida de bandeja para um desconhecido via Internet, negligenciado o perigo de relações pessoais com pessoas que nem conhecemos. Ele poderia ser qualquer um: bandido, amigo, apaixonado, um perseguidor... No final a autora direcionou para que tudo acabasse bem, contudo como a obra é um romance moderno inserido numa realidade perigosa repleta de pessoas mal intencionadas, achei uma imprudência um assunto dessa magnitude ser tratada de maneira tão banal.


Recomendo a leitura com algumas ressalvas, afinal algumas coisas me incomodaram e perturbaram meu entendimento do que é certo ou errado. Porém se você é um sedento leitor por obras contemporâneas, possivelmente apreciará bem mais do que eu.

0 comentários:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...