Blogger Widgets

[Resenha #1209] A noiva Jovem - Alessandro Baricco @alfaguara_br @cialetras


A Noiva Jovem
Alessandro Baricco
ISBN-13: 9788556520319
ISBN-10: 8556520316
Ano: 2017 
Páginas: 160
Idioma: português 
Editora: Alfaguara
Classificação: 3 estrelas
Skoob
Compre: Amazon

Sinopse: Itália, início do século XX. Uma jovem chega à mansão do noivo, a quem foi prometida, e é imediatamente acolhida por sua nobre família. Enquanto espera que o noivo volte da Inglaterra, ela é invadida pela excentricidade das pessoas e do lugar. Todos os dias, na mesma hora da manhã, o leal mordomo põe à mesa um extravagante desjejum, que dura até as três da tarde. Na casa, onde o tempo parece não passar, ninguém dorme. A jovem, sempre inquieta e curiosa, começa a ser apresentada aos segredos da misteriosa família. E, aos poucos, é tragada por um intrigante jogo de sedução. 




Resenha:

A noiva jovem conta a história de uma garota de 18 anos que volta para a Itália em busca de um casamento prometido há alguns anos. A família a qual seu noivo pertence cultiva hábitos estranhos há anos; logo que anoitece todos os habitantes da casa se recolhem em seus quartos, a escuridão é temida, já que todos os ancestrais daquela família morreram durante esse período do dia. Mas as peculiaridades não param por aí, eles sempre eram acordados pelo mordomo todas as manhãs, e encontram um banquete preparado para cerca de 25 pessoas, esse banquete dura praticamente toda a manhã.

“ De cento e treze anos para cá, convém dizer, todos em nossa família morreram de noite. Isso explica tudo”. Pág 10.


As peculiaridades não param por aí, o tio da família dorme praticamente todo o tempo, mesmo durante o café ele fica sentado à mesa dormindo, porém consegue acompanhar as conversas mais importantes, a mãe chama atenção pela sua beleza, a filha possui uma bela aparência quando está sentada, porém ao se levantar sua alteração na perna fica evidente, e o pai segue lendo o jornal.

“ A noite é temida, imagino que a senhorita já tenha sido informada disso. Sim, claro. Achei que fosse uma lenda, mas compreendi que não é.” Pág. 20.


A noiva jovem ao chegar na residência se depara com esse cotidiano excêntrico, e recebe a nada agradável notícia de que o filho, seu noivo, está na Inglaterra; após sua chegada o pai logo chama o filho de volta, porém ele começa um retorno inusitado, manda objetos a cada dia, até que eles se tornam menos frequentes. Durante esse período de espera, a noiva ocupa uma cama no quarto da filha e passa a interagir com a casa.

“Tudo já está escrito ali. Os pensamentos vêm depois, e são sempre um mapa tardio, ao qual atribuímos, por convenção e cansaço, uma precisão qualquer”. Pág 109.



Logo ela é tragada por um jogo de sedução, sua personalidade inquieta e curiosa e faz ser levada para essa atmosfera. Ela descobre segredos da família e passa por um processo de autodescoberta.

“ O fato é que alguns escrevem livros, outros leem: sabe deus quem está na melhor posição para entender alguma coisa”. Pág 119.


O livro não tem capítulos, e os personagens não tem nome, eles são tratados como: o tio, a noiva, a filha, o filho, a mãe e o pai. Em alguns trechos o livro teve uma leitura fluída, já em outros, os parágrafos muitos longos deixam a leitura bem arrastada; o que acabou me agradando mais no livro foi o final, que me surpreendeu. 

0 comentários:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...