Blogger Widgets

[Resenha #1218] Anna e o Planeta - Jostein Gaarder @editoraseguinte


Anna e o Planeta
Jostein Gaarder
ISBN-10: 855534025X
ISBN-13: 978-8555340253
Páginas: 168
Ano: 2017
Editora: Seguinte
Idioma: Português
Classificação: 3 estrelas
Skoob
Compre: Amazon

Sinopse:
Pouco antes de completar dezesseis anos, Anna começa a receber mensagens em seus sonhos. Preocupados, os pais resolvem levá-la a um psiquiatra, mas o médico não acha que existe algo errado com ela. Na verdade, o excêntrico dr. Benjamin acredita que parte do que ela vê nos sonhos é real, como o agravo do aquecimento global e a consequente extinção de vários animais. Ele está certo, pois Anna está observando o mundo através dos olhos de Nova, sua bisneta que vive em 2082 e está prestes a fazer dezesseis anos. O mundo está desolado e Nova se sente cada dia mais revoltada com as gerações anteriores. Quanto mais Anna enxerga o futuro em seus sonhos, mais ela percebe que deve agir no presente. Mas será que ela vai conseguir agir rápido o suficiente para evitar que suas visões se tornem reais?




Resenha:

Anna é uma menina sonhadora e extremamente preocupada com o meio ambiente. Prestes a completar 16 anos, ganha de sua família uma anel de rubi, que segundo a lenda era um anel mágico e foi o mesmo anel da história de Aladim. 


Perturbada por sonhos estranhos ela parte para ajuda psiquiátrica, afinal os sonhos eram com ela mesma, sendo sua própria bisneta, Nova, em pleno ano de 2082. Nos sonhos ela se deparou com um mundo devastado, castigado pelo aquecimento global, quase sem recursos naturais ou animais. Nova acusava Anna e sua geração de serem os principais culpados pela extinção do Planeta. Anna pede então que sua bisneta faça um pedido ao anel de rubi e Nova clama por uma oportunidade para que o mundo consiga se regenerar e a súplica da garota alcança a realidade de Anna, viajando através de seus sonhos.

“Coitados dos nossos descendentes, ela pensou, que não apenas teriam que suportar a vida num planeta enfraquecido pelo egoísmo e pela negligência das gerações anteriores, mas também teriam que viver cheios de cuidados”.



Desse momento em diante, Jostein Gaarder introduz reflexões sobre as incontáveis espécies e biomas que estão se extinguindo por conta do aquecimento global, mostrando o papel do ser humano em toda essa involução terrestre.

“O homem é um animal leviano, egocêntrico e individualista. Todas as tentativas de salvar a humanidade e o planeta onde vivemos devem partir dessa premissa. ”




Anna e o Planeta é um livro com muitos pensamentos filosóficos e cheio de reflexões sobre nossa importância sobre a preservação da Terra.  Embora o livro seja curtinho, muitas vezes é cansativo, pois o autor acaba se tornando monótono em suas considerações.

A capa é delicada, fonte e diagramação impecáveis. Se você gosta de um pensamento mais filosófico a respeito da situação humana, aquecimento global e animais em extinção, provavelmente será o livro certo para você.  


0 comentários:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...