Blogger Widgets

[Resenha #1221] Sobre a Escrita - Stephen King @Suma_BR


Sobre a Escrita
Stephen King
ISBN-10: 8581052770
ISBN-13: 978-8581052779
Páginas: 256
Ano: 2015
Editora: Suma de Letras
Idioma: Português
Classificação: 5 estrelas
Skoob
Compre: Amazon

Sinopse:
Eleito pela Time Magazine um dos 100 melhores livros de não ficção de todos os tempos e vencedor dos prêmios BRAM STOKER e LOCUS na categoria Melhor Não Ficção, Sobre a escrita — A arte em memórias é uma obra extraordinária de um dos autores mais bem-sucedidos de todos os tempos, uma verdadeira aula sobre a arte das letras. O livro também não deixa de lado as memórias e experiências do mestre do terror: desde a infância até o batalhado início da carreira literária, o alcoolismo, o acidente quase fatal em 1999 e como a vontade de escrever e de viver ajudou em sua recuperação. Com uma visão prática e interessante da profissão de escritor, incluindo as ferramentas básicas que todo aspirante a autor deve possuir, Stephen King baseia seus conselhos em memórias vívidas da infância e nas experiências do início da carreira: os livros e filmes que o influenciaram na juventude; seu processo criativo de transformar uma nova ideia em um novo livro; os acontecimentos que inspiraram seu primeiro sucesso: Carrie, a estranha. Pela primeira vez, eis uma autobiografia íntima, um retrato da vida familiar de King. Ao mesmo tempo um álbum de memórias e uma aula apaixonante, Sobre a escrita irradia energia e emoção no assunto predileto de King: literatura. A leitura perfeita para fãs, escritores e qualquer um que goste de uma história bem-contada.




Resenha:

Você é fã de Stephen King? Tem curiosidade de saber um pouco mais de sua vida? Adora uma biografia? É aspirante a escritor? Se você respondeu sim a algumas dessas perguntas, Sobre a Escrita é o livro certo para você.

Stephen King compõe uma história interessante, relatando um pouco sobre sua infância e parte de sua vida adulta, mesclando com momentos de sua brilhante carreira que o tornou um escritor conhecido e influente.


Como uma grande admiradora do King, achei incrível conhecer um pouco de seu passado, mesmo que de forma mais superficial, afinal ele não se estende e tampouco faz grandes considerações sobre sua vida. Sabemos o que ele tem interesse em nos contar, como seu ano escolar perdido por conta de problemas frequentes de garganta. Já no ensino médio ele começa a escrever colocando sua mente inventiva para funcionar, ajudando nesse mesmo período no jornal da escola e encontrando algumas dificuldades para divulgar e negociar algumas de suas histórias. Na faculdade ele não parou de produzir textos e nesse ínterim ele conheceu sua esposa Tabitha.




Tabitha é minha heroína moçada, afinal foi por causa dela que King começou a ser reconhecido. Nosso mestre não estava gostando da personagem com capacidade telepática que estava criando e jogou os manuscritos fora. Tabitha encontrou e ficou persistindo para que o marido continuasse com a obra e assim surgiu Carrie que lhe tirou no anonimato e foi seu primeiro romance publicado.
Conhecemos também a parte negra desse grande escritor que além de criativo era um alcoólatra viciado em cocaína. Ele acreditava que seus vícios o auxiliavam na criação das obras, e chegando ao fundo do poço recebeu um ultimato de sua esposa. Caindo em sim, acabou largando os vícios e dando importância a sua família e carreira.



O que mais podemos encontrar nesse livro maravilhoso? Conselhos valiosos para aquela pessoa que sonha em escrever e alcançar o sucesso. As principais advertências consistiam em cuidar da gramática e conhecer as palavras, afinal ninguém gosta de uma obra com diversos erros de escrita ou com um vocabulário rústico. O melhor conselho do Mestre? Não seja ganancioso e mostre sua escrita para os amiguinhos, afinal nada melhor que opiniões verdadeiras das pessoas que te cercam.

Não nasci com alma de poeta e tampouco possuo inspiração para escrever, mas para quem almeja seguir por essa linha, a escrita inspiradora e perspicaz de King é um excelente motivador para qualquer escritor que esteja com dificuldades em saber sobre que rumo seguir.


1 comentários:

  1. Adorei a resenha! Esse livro do King está na minha lista há tempos!

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...