Blogger Widgets

[Resenha #1253] Por que ler os clássicos - Italo Calvino @cialetras


Por que ler os clássicos
Italo Calvino
ISBN-13: 9788535911343
ISBN-10: 8535911340
Ano: 2007
Páginas: 288
Idioma: português 
Editora: Companhia das Letras
Skoob
Classificação: 4 estrelas
Compre: Amazon

Sinopse: O que é um clássico? E por que lê-lo? Este livro fornece várias respostas a essas perguntas, algumas consensuais, outras polêmicas, mas todas certamente enriquecedoras. Em verdadeiro trabalho de ourivesaria, Calvino desentranha as diversas facetas do que seja um clássico, para depois iluminar com uma leitura penetrante seus próprios clássicos, ou seja, alguns dos autores mais importantes da tradição literária e intelectual do Ocidente.Por que ler os clássicos? A razão definitiva que Calvino dá a essa pergunta é tão simples como as grandes verdades: a única justificativa que se pode apresentar é que ler os clássicos é melhor do que não os ler...




Resenha:

"Um clássico é um livro que nunca terminou de dizer aquilo que tinha para dizer."

Este livro tenta responder o que é um clássico de forma agradável e sem ser enfadonho, o autor afirma que: “Clássicos são aqueles livros dos quais, em geral, se ouve dizer: ‘estou relendo...’ e nunca ‘Estou lendo...’.” e “Toda primeira leitura de uma clássico é na realidade uma releitura.” 

O autor nos leva a refletir sobre o porque no ensino médio e até mesmo na faculdade somos obrigados a ler determinada obra e o autor afirma que as leituras feitas durante a juventude são pouco proveitosas num todo pela distração, impaciência, e pela inexperiência da vida. Assim, esse é o motivo de não entendemos completamente uma obra e também do porque é tão tedioso ler, por exemplo, livros da literatura portuguesa como Machado de Assis ou literatura inglesa como Shakespeare na escola, já que não temos aquela bagagem de experiências de vida para entender os aspectos sociais, históricos e estruturais de uma obra por mais que os professores fazem sua parte ao tentar nos explicar. Então, seria correto reler clássicos que você não gostou nos tempo de escola, agora com uma idade mais adulta e você verá o livro com outros olhos e pode até passar a gostar de um livro que na época de escola tenha detestado. O autor também afirma que é papel da escola fazer com que os alunos conheçam um certo número de clássicos, nem que seja só um pouco, para depois poder reconhecer quais clássicos são seus favoritos. Assim, a escola só lhe mostra algumas opções e depois cabe a pessoa fazer as suas próprias escolhas. Portanto, se esclarece do motivo que somos obrigados a ler clássicos na escola, mesmo sem maturidade para fazer-lo, certo?

"Toda a releitura de um clássico é uma leitura de descoberta como a primeira."

"Os clássicos são livros que, quanto mais pensamos conhecer por ouvir dizer, quando são lidos de fato mais se revelam novos, inesperados, inéditos."

"Um clássico é um livro que vem antes de outros clássicos; mas quem leu antes os outros e depois lê aquele reconhece logo o seu lugar na genealogia."


Ao longo do livro, o autor nos traz uma série de artigos sobre obras e autores, como Homero, Dickens, Tolstói, Mark Twain, Henry James, Hemingway entre outros, e com isso o autor nos aponta para livros de grande importância e funciona também como dica de próxima leitura. De todos os artigos, eu gostei de Dickens, já li vários livros dele, mas o que ele indica Our mutual friend eu ainda não li, mas já vai para minha lista de futuras leituras. 

Agora, que meu tempo de escola já passou, e já reli alguns clássicos, posso dizer que a releitura tem um gosto todo especial já que finalmente faz muito mais sentido, toda a complexidade e a genialidade dos clássicos. 

Super indico esse livro para todos os leitores que ainda não leram clássicos e também para aqueles que devem redescobrir um clássico a muito esquecido em sua estante e após a releitura se perguntar porque demorou tanto para ler e realmente apreciar toda a grandiosidade, e quem sabe ir para sua lista de livros favoritos. 

0 comentários:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...