Blogger Widgets

[Resenha #1255] O Segredo do Gênesis - Tom Knox @Suma_BR


O Segredo do Gênesis
Tom Knox
ISBN-13: 9788560280568
ISBN-10: 8560280561
Ano: 2010
Páginas: 376
Idioma: português 
Editora: Suma de Letras
Skoob
Classificação: 4 estrelas
Compre: Amazon

Sinopse: Num recanto remoto do Curdistão turco, está uma das mais extraordinárias descobertas da humanidade: Gobekli Tepe, um santuário mais antigo do que Stonehenge e as pirâmides do Egito - e que aparenta ter sido enterrado propositalmente há 10 mil anos. Por quê, ninguém sabe.
Em vários pontos das ilhas britânicas, pessoas estão sendo mortas sem motivo aparente e com requintes inacreditáveis de crueldade. Técnicas milenares de tortura, que remetem a antigos sacrifícios humanos e pareciam estar relegadas às páginas dos livros de História, ressurgem e abrem uma trilha de horror em pleno século XXI. A razão que motiva toda essa barbárie é um mistério, cuja chave pode estar guardada na imensidão rochosa de Gobekli Tepe.
Rob Luttrell é um correspondente de guerra que acaba de passar por uma experiência traumatizante em Bagdá. Tudo o que ele quer é voltar à Inglaterra para estar com sua filha. Até que surge no seu caminho Gobekli Tepe, onde uma reportagem imperdível o espera. Lá, os arqueólogos Franz Breitner e Christine Meyer acreditam estar na pista de um dos maiores mistérios da humanidade.
O inspetor Forrester, da Scotland Yard, achava já ter visto de tudo depois de tantos anos na polícia. Mas a série de assassinatos que investiga, de Londres à Ilha de Man, põe toda a sua experiência em xeque. Obra de uma mente brilhante, sofisticada e incrivelmente cruel, os crimes chocam pela bárbarie, que remete a tempos que a humanidade acreditava ter deixado para trás, mas também pela falta de propósito. As vítimas parecem ter morrido meramente por estarem no caminho do assassino, cuja meta real é encontrar alguma coisa. Alguma coisa que pode estar escondida há milênios.
Em O Segredo do Gênesis os caminhos desses personagens se encontrarão na busca pela solução do enigma que, por uma boa razão, ficou guardado por muitos séculos. Talvez porque sua resolução poderá lançar dúvidas sobre tudo o que o mundo acreditava saber sobre as origens do judaísmo, do cristianismo e do islamismo.




Resenha:

Thriller de estréia de Tom Knox, O Segredo do Gênesis, combina uma missão histórica, arqueologia com um mistério de assassinato moderno, tem um começo promissor, e o final surpreende.

Rob Luttrell, um jornalista que está trabalhando como correspondente de guerra para um jornal britânico, é conhecido por aceitar as matérias mais perigosas. Ele queria voltar para a Inglaterra para rever sua filha após uma experiência difícil no Oriente Médio, mas seu editor pede que ele cubra uma escavação arqueológica, sobre um novo templo descoberto em uma área remota do sudeste da Turquia. O sítio arqueológico de Gobekli Tepe tem datações que remotam à há 10.000 anos antes de Cristo, assim é o sítio arqueológico mais antigo que existe. E o templo que foi localizado lá, foi enterrado propositalmente há 10.000 anos. E os moradores da região que trabalham na escavação são bem hostis e não querem mesmo que o sítio seja escavado, pois acreditam que algo muito ruim possa estar ligado ao templo.


Uma vez que Rob chega a Gobekli Tepe, ele fica impressionado com a estranheza e a beleza do lugar. Com a ajuda de uma jovem arqueóloga francesa chamada Christine, Rob tenta descobrir quem matou o arqueólogo líder no local, Franz Brietner, que foi assassinado de forma macabra, empalado num poste na escavação, num ritual de sacrifício. Rob e Christine acabam por descobrir que Franz Brietner acreditava que estava escavando o Jardim do Éden.

Paralela à isso, está ocorrendo uma investigação sobre alguém que estaria realizando rituais de sacrifício pela Europa. O inspetor Forrester, da Scotland Yard, responsável pela investigação acredita que os assassinatos não foram cometidos pelas razões usuais, mas como assassinatos rituais aleatórios. Ele também descobre que o culpado pode não só ser sádico e cruel, mas também brilhante e esperto e de uma das melhores famílias do país. E ao longo da história tudo se desenvolve num emaranhado de acontecimentos de tirar o fôlego. 

O Segredo do Gênesis é uma história cheia de ação, entretenimento, e reviravoltas. É também muito bem pesquisado, e ancorado no que está acontecendo atualmente na arqueologia e no mundo presente. Recomendo para fãs de livros no estilo de Dan Brown. 

0 comentários:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...