Blogger Widgets

[Resenha #1257] Contato - Carl Sagan @cialetras


Contato
Carl Sagan
ISBN-13: 9788535913514
ISBN-10: 8535913513
Ano: 2008
Páginas: 437
Idioma: português 
Editora: Companhia de Bolso
Skoob
Classificação: 4 estrelas
Compre: Amazon

Sinopse: Contato com extraterrestres não é sinônimo de homenzinhos verdes desembarcando de um disco voador. É muito mais- sinais captados num radiotelescópio podem conter mensagens capazes de nos fazer repensar toda a nossa concepção da vida e do universo. Em 'Contato', o que está em jogo é o mundo tal como o conhecemos. Como quem faz uma aposta, Sagan nos convida a uma viagem pelo buraco negro que é a inteligência humana.


Resenha:

Contato é um romance do célebre escritor e astrônomo Carl Sagan. Não é surpresa que o livro seja sobre muitas das principais preocupações de Sagan: como a ciência é feita, como as descobertas científicas podem ser comunicadas aos não-cientistas, a relação entre ciência e religião, as personalidades estranhas e interessantes dos cientistas, a busca de inteligência extra-terrestre), e qual é a descoberta inovadora nesse campo. O Contato pode ser um pouco seco às vezes, devido ao peso de todos esses temas, mas também é uma leitura muito interessante.

"…Ellie tinha esperança de estudar algumas estrelas próximas, em busca de possíveis sinais de vida inteligente. Com seu sistema de detecção, seria possível escutar as emissões de rádio de um planeta como a Terra, mesmo que ele estivesse situado a alguns anos-luz de distância. E uma sociedade avançada que tivesse a intenção de se comunicar conosco certamente possuiria uma potência de transmissão muito superior à nossa."

Eleanor Arroway, mas conhecida como Ellie é uma importante pesquisadora na área de radioastronomia e especializou-se na busca de vida inteligente. Os dois primeiros capítulos recapitulam a vida de Ellie para nós, como uma criança precoce e, em seguida, lutando seu caminho através de campos científicos dominados pelos homens. Uma vez que ela é responsável por seu próprio projeto de busca de vida inteligente, ela encontra um sinal vindo do sistema estrela Vega ao qual emitiu numa frequência de rádio com uma mensagem que viajou 26 anos-luz até chegar na terra. Ela envia a informação para as instalações científicas em todo o mundo, o que atrai a ira do governo americano. E ela tem que se esforçar para manter uma posição de controle, como muitas outras pessoas estão tentando se concentrar na glória. Há muita manobra política e científicas. David Drumlin é um cientista que está mais obcecado em tirar Ellie da jogada, na proporção inversa de quando ele zombou dela antes da descoberta. E será que esta mensagem é de alienígenas? ou de Deus? e o que é a mensagem?

"E, se tivermos êxito, teremos modificado a história de nossa espécie, rompido os grilhões do provincianismo. Como o que está em jogo é tão importante, vale a pena correr alguns pequenos riscos profissionais, disse Ellie a si mesma."

"A existência da Mensagem – mesmo deixando de lado sua enigmática função – estava unindo o mundo. Isso era uma coisa percebida com facilidade."

Ellie Arroway é uma personagem interessante e cativante. Ela é extremamente inteligente, apaixonado pelo o que faz, e ela luta contra o sexismo na ciência. Os outros personagens foram bem desenvolvidos. Sagan é geralmente forte em retratar pessoas inteligentes, assim como às vezes não é tão forte em dramatizar seus problemas. A história dos pais de Ellie dão um toque final. Os outros quatro cientistas são descritos apenas o suficiente para nos fazer perceber que eles também têm todos os mesmos sonhos e aspirações e o mesmo tipo de história pessoal que Ellie. A oposição religiosa, representada por Billy Jo Rankin, é um papel desagradável, mas é quase equilibrada pelo personagem de Palmer Joss, uma figura espiritual mais moderada.

Eu gostei muito desse livro, e eu compartilho da crença de Carl Sagan que existe de fato vida extra terrestre. Este livro nos faz refletir sobre diversos assuntos, pois ele também aborda sobre ética, religião, filosofia entre outras. 

Foi feito um filme desse livro em 1997 com Jodie Foster no papel principal. Dirigido por Robert Zemeckis, conta também com Matthew MaConaughey. Recomendo tanto o livro quanto o filme!! 

0 comentários:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...