Blogger Widgets

[Resenha #1279] Fique Onde Está e Então Corra - John Boyne @editoraseguinte


Fique Onde Está e Então Corra
John Boyne
ISBN-13: 9788565765404
ISBN-10: 8565765407
Ano: 2014 
Páginas: 222
Idioma: português 
Editora: Seguinte
Skoob
Classificação: 5 estrelas
Compre: Amazon

Sinopse: Em meio às tragédias da Primeira Guerra Mundial, o amor é a única arma de um garoto para curar seu pai.
Alfie Summerfield nunca se esqueceu de seu aniversário de cinco anos. Quase nenhum amigo dele pôde ir à festa, e os adultos pareciam preocupados — enquanto alguns tentavam se convencer de que tudo estaria resolvido antes do Natal, sua avó não parava de repetir que eles estavam perdidos, estavam todos perdidos. Alfie ainda não entendia direito o que estava acontecendo, mas a Primeira Guerra Mundial tinha acabado de começar.
Seu pai logo se alistou para o combate, e depois de quatro longos anos Alfie já não recebia mais notícias de seu paradeiro. Até que um dia o garoto descobre uma pista indicando que talvez o pai estivesse mais perto do que ele imaginava. Determinado, Alfie mobilizará todas suas forças para trazê-lo de volta para casa.




Resenha:

Alfie, um garotinho inglês, nunca se esqueceu do seu aniversário de cinco anos: muitos dos seus amigos não foram e os adultos estavam agindo de forma estranha. Naquela época, Alfie Summerfield não entendia a gravidade das coisas que estavam acontecendo, mas a Primeira Guerra Mundial tinha sido decretada no dia do seu aniversário. A partir daí, Alfie vê a sua vida e a de sua família mudar drasticamente por causa da guerra. Georgie, o pai de Alfie, se alistou voluntariamente o mais cedo possível e logo teve que partir para a batalha. Durante muito tempo Alfie e sua mãe recebiam cartas enviadas por Georgie, mas depois de um tempo, essas cartas simplesmente pararam de chegar.  Alfie chega a pensar que talvez seu pai tenha morrido em combate, mas um dia ele se depara com uma pista indicando que seu pai está vivo e mais perto do que ele poderia imaginar. Assim, Alfie cria a missão de trazer o seu pai de volta para casa.

“- O mundo é imenso, não é? - disse Georgie. - Você acha que nos outros planetas todo mundo se odeia também?”“Todas as noites, antes de dormir, Alfie Summerfield tentava recordar como era a vida antes de a guerra começar. E a cada dia era mais difícil ter uma lembrança clara.”

No livro, o narrador é em terceira pessoa, e o protagonista é o Alfie. Isso torna a narrativa leve e fluída porque o grande foco é a percepção de uma criança sobre um cenário e uma situação grave: a guerra e o que ela acarreta. Os personagens dessa história são extremamente cativantes, a maneira como John Boyne cria uma personalidade única para quase todos os vizinhos da família Summerfield é muito legal.




Diferentemente de tantas outras histórias de guerra, o foco da narrativa não é nos campos de batalha, pelo contrário, ele é focado na vida daqueles que não foram para a guerra mas que mesmo assim, enfrentam batalhas diárias. A evolução dos personagens é incrível e sutil, o comportamento de alguns muda completamente em decorrência da guerra e dos tempos difíceis. Percebemos como a mãe de Alfie, Margie, se torna mais ausente; como Alfie amadurece rapidamente e como passa a questionar tudo; enfim, como todos os personagens se adaptam com o cenário. 

Esse foi meu primeiro contato com o John Boyne e devo admitir que foi surpreendente. O autor realmente conseguiu captar a visão de uma criança de maneira magistral. “Fique Onde Está e então Corra” é um livro muito fluído e gostoso de ler, poderia facilmente ser adaptado aos cinemas, como foi o caso de “O Menino do Pijama Listrado”, outro livro de John Boyne. 

0 comentários:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...