Blogger Widgets

[Resenha #1282] Tormento - John Boyne @editoraseguinte


Tormento
John Boyne
ISBN-13: 9788565765282
ISBN-10: 8565765288
Ano: 2014
Páginas: 88
Idioma: português 
Editora: Seguinte
Skoob
Classificação: 4 estrelas

Sinopse: Danny Delaney curtia tranquilamente as férias, até que sua mãe volta pra casa tarde da noite, escoltada por dois policiais. Ele logo percebe que algo terrível aconteceu. A sra. Delaney havia atropelado um garotinho, que agora está em coma e ninguém sabe se vai acordar. Consumida pela culpa, ela se isola de todos ao seu redor. Caberá a Danny e seu pai impedir que a família se despedace.




Resenha:

Tormento John Boyne é muito conhecido pela sua obra "O Menino do Pijama Listrado" e há tempos eu queria me aventurar pelas obras do autor. Tormento é um livro (ou seria conto?) de apenas 80 páginas e que me prendeu do início ao fim, e eu não poderia ter escolhido obra melhor para começar. 

O livro é narrado em primeira pessoa pelo ponto de vista de Danny, um garotinho de apenas 12 anos e que começa a suspeitar e lhe dar com questões mais maduras depois que a sua mãe se envolve em um acidente. Por exemplo, por que a mãe dele demorou à chegar em casa e por que ela está evitando tudo e todos, inclusive, o próprio filho, Danny e seu pai, porque ela se sente tão culpada pelo acidente e o mais misterioso de tudo, por que o irmão mais velho de Danny não quer voltar para casa nas férias. 





É muito raro eu me aventurar por contos ou livros bem pequenos como é o caso deste e eu fiquei muito surpreso e admirado em como John Boyne conseguiu criar uma história complexa e profunda em poucas páginas. Sem muita enrolação e exageros ao folhear as páginas, Boyne consegue inserir o leitor na vida das personagens e nos fazer sentir toda a angústia, desespero e melancolia que as mesmas estão sentindo, e de cara o leitor se apega a todos e não consegue larga-los antes do final do livro. 

O livro se passa num período bem curto de apenas algumas semanas e mesmo assim o autor consegue mostrar o acontecimento principal a partir do ponto de vista de várias pessoas, de Danny, uma criança e seus pais que são mais velhos, a família do garoto que foi atropelado e não menos importante, da família do melhor amigo de Danny, que consegue acrescentar algumas coisinhas na história. A linguagem do livro é um pouco crua apesar do protagonista ser uma criança, mas no decorrer das páginas podemos perceber o quanto o protagonista teve maturidade suficiente para lhe dar com tudo que acontecia ao seu redor. Contudo, o que me decepcionou um pouco no livro foi apenas o final, foi um final bom e combinou com todo o enredo posterior porém o autor saiu de um acontecimento que poderia se prolongar mais um pouco, e pulou para outro acontecimento de forma rápida e quase imperceptível, mesmo assim o livro vale a pena ser lido. 

Tormento é um livro bem rápido e que eu indico para quem quer uma história leve e que prenda a atenção. É um livro intenso e profundo que mostra as consequências de um acontecimento não somente com os envolvidos mas também com todos ao redor. Foi maravilhoso acompanhar Danny nessa trajetória e ver como ele conseguia lidar com tudo mesmo sendo da maneira dele. Tormento foi o meu primeiro contato com a escrita do John Boyne e eu adorei, não vejo a hora de ler outras obras do autor, indico para todos! 

QUOTES: 

"— Ele vai acordar. — Como é que você sabe? — Eu sei, só isso — eu disse. Ela não pareceu muito feliz com resposta. Na verdade estava até com cara de brava, então mordi o lábio e resolvi que no futuro era melhor refletir antes de sair dizendo coisas por aí." 

"— Ele é jovem — mamãe disse. — Não dá pra condenar. — Ela sempre defendia o Pete, porque ele era o seu queridinho. Todo mundo dizia que ele parecia um galã de cinema e que levava qualquer um na conversa." "— Ela não estava aqui quando eu cheguei."


0 comentários:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...